☰ MENU



Jardim ecológico no Vale do Café




Jardim ecológico no Vale do Café | Jornal Serra News
Jardim ecológico no Vale do Café
Foto : Luisa Avelino

06/04/2017 14:51
Em Vassouras - Sacra Família | Cliques: 6575 | Secao: noticias


Uaná Etê, jardim idealizado pelos músicos Cristina Braga e Ricardo Medeiros, inaugura programação com José Staneck e atividades ao ar livre, no próximo domingo, dia 9.

 

Associando sua paixão por música e natureza ao  desejo de construir um local onde estas fossem as grandes protagonistas, a harpista Cristina Braga e o contrabaixista Ricardo Medeiros inauguraram, no final de 2014, o jardim ecológico Uaná Etê, nome que significa “multidão de vagalumes” na língua geral indígena. Em homenagem ao ano do meio ambiente e do turismo sustentável, o jardim estreia a série “Domingo no Uaná”, no primeiro domingo de cada mês, com programação de concertos e atividades ao ar livre. O primeiro convidado, dia 09 de abril, será o gaitista José Staneck, acompanhado dos anfitriões, Cristina e Ricardo, com o show “A Natureza no Jazz e Bossa Nova, que acontece a partir das 11h30, seguido de brunch. O domingo contará ainda com atividades para crianças, oficina de arqueria medieval, indígena e tradicional e concurso de pipas.

 

Só a visita ao jardim já vale o passeio. Uaná Etê possui cerca de 135.000 m2, onde mais de 30 mil mudas foram plantadas, resgatando exemplares da flora nativa da região. A sensação de paraíso ecológico é formada por cinco gramados e bosques, criando circuito de 5 km para prática de caminhadas com vistas espetaculares, um SPA Botânico que oferece massagens e terapias regionais ao ar livre, um solar para eventual acomodação, duas eco-hospedagens, um paço - salão coberto para os eventos e dois bistrôs. Todas as construções usam materiais reciclados e uma profusão de portas e janelas ao invés de paredes, se abrem para o verde.  Seus jardins possuem atracões permanentes e interativas como o Caminho das Acácias, com placas de exercícios de yoga e meditação, as Teias, erguidas entre as árvores, para quem quiser sentar ou deitar, o Bosque dos Sinos, com diversos formatos e sons, a Árvore dos Cristais, que possui pedra de ametista em seu interior e a Árvore das Infinitas Possiblidades, onde visitantes enlaçam fitas coloridas para realizacão de desejos.

 

 

Com programação até Outubro,  “Domingo no Uaná” terá entre os artistas convidados o cantor Claudio Nucci no dia 7 de maio, a revelacão do “The Voice Brasil”, Ayrton Montarroyos que se apresenta com Antonia Medeiros no dia 11 de Junho, Nelson Faria e Cris Dellano, que levarão repertório de Bossa Nova no dia 6 de Agosto e o barítono Marcelo Coutinho no dia 1º de Outubro – o Dia Prateado. Eventos adicionais  terão palco em Uaná Etê, como a 2a edição do  “Jazz in Uaná” no sábado, dia 1º de Julho, e uma grande celebração ao dia das crianças, em 12 de Outubro, quinta-feira.

 

 

A musicista Cristina Braga, que possui consolidada carreira no país e exterior, foi a criadora do Festival Vale do Café, o primeiro grande festival de música instrumental da região, e do FLOR Atlântica, evento que celebra a primavera e que ocorre em setembro em Vassouras e Sacra Família.  Com “Domingo no Uaná”, Cristina e Ricardo iniciam a regularidade da visitação cultural ao jardim após 2 anos e meio de preparação, justamente no ano do meio ambiente  e do turismo sustentável (o primeiro decretado pela Campanha da Fraternidade sob diretriz do Papa Francisco e o último eleito pela ONU,  Organizacão das Nações Unidas). 

 

 “Quisemos construir um local onde as pessoas se encontrem e possam usufruir a natureza e a arte. Um jardim é um lugar mágico, onde tudo é vivo e exala, não precisa falar -  como já dizia Mestre Cartola.  Uaná Etê veio para recuperar  e proporcionar aos visitantes um pouco do que perdemos com os dias agitados e a vida nas grandes cidades. Cuidamos do jardim diariamente, como uma flor para cada pessoa que entra aqui ” diz Cristina, que ainda complementa com um sorriso “Costumava dizer que única coisa que gostaria fazer na vida além de ser harpista, seria ser jardineira – estou chegando lá!”

 

 

Serviço:

Domingo no Uaná: “Chovendo na Roseira”

Dia: 09/04, domingo

Local: Jardim Uaná Etê

Endereço: RJ 121 nº 2265, Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ

(estrada que liga Vassouras a Miguel Pereira)

 

Ingresso nos dias de evento: R$ 38,00 por pessoa (dá direito ao ingresso no jardim, às atividades infantis e ao concurso de pipas).

Oficina de arqueria: R$50,00 por pessoa

Brunch servido no bistrô, cobrado à parte

 

 

Programação:

11h30  – Brunch Concerto: Cristina Braga e Ricardo Medeiros convidam José Staneck, gaita . “A natureza no Jazz e na Bossa Nova”

10h às 11h30 – Atividades para crianças.

13h às 15h – Oficina de arqueria inglesa medieval, indígena e tradicional. Prof Luciano Mancusi.

15h às 16h30 – “Pipas ao vento”  premiação com medalhas: pipa menor, maior, mais criativa, pipeiro mais novo e pipeiro com mais idade.  (Inscrição no local entre 12 e 13h)              

 




































Fale Conosco - Miguel Pereira-RJ - (24) 98111-0534 | falecom@jornalserranews.com.br


2024 - Jornal Serra News OnLine
Noticias diariamente de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Valença e Três Rios

DESENVOLVIDO POR :
www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br -