☰ MENU



SISTEMA FECOMÉRCIO RJ REALIZA, EM MIGUEL PEREIRA

ENCONTRO REGIONAL DO MAPA ESTRATÉGICO DO COMÉRCIO




SISTEMA FECOMÉRCIO RJ REALIZA, EM MIGUEL PEREIRA | Jornal Serra News
SISTEMA FECOMÉRCIO RJ REALIZA, EM MIGUEL PEREIRA
Foto : serra news

11/04/2016 16:13
Em MIGUEL PEREIRA | Cliques: 6027 | Secao: noticias


 Painéis com temas sobre “Oportunidades para a região e desenvolvimento de vocações”, “Desafios para as cidades” e “Fortalecimento do setor de comércio e serviços” serão realizados nos dias 14 e 15 de abril

Base S, evento do Sistema que oferece o melhor do Senac RJ e do Sesc RJ, será realizado na cidade de 12 a 17 de abril. No domingo, haverá emissão de carteira de identidade, em parceria com o Detran RJ

Sistema Fecomércio RJ realiza, nos dias 14 e 15 de abril, em Miguel Pereira, o segundo encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio, um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. Esta será a segunda edição dos encontros, que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no final de março, e seguem, durante este ano, para as demais regiões do estado. No evento de Miguel Pereira, serão realizados diversos painéis com formadores de opinião e jornalistas como Merval Pereira, George Vidor, Cristiana Lobo, Edimilson Ávila, Sérgio Abranches, Ronaldo Lemos, Flávia Oliveira, Andrea Ramal e Antônio Gois. Junto com o encontro, que acontecerá no Hotel  da Montanha - Rua Antonio de Oliveira Valente, 180 - Governador Portela -, o Sistema também levará serviços do Sesc RJ e do Senac RJ para a população com o evento “Base de Ação Social e Educativa - Base S”, no Ciep 494 – Rua César Lattes, s/nº - Miguel Pereira. Os eventos serão abertos ao público e as pré-inscrições para as palestras do Mapa Estratégico do Comércio devem ser feitas através do site: www.mapadocomerciorj.com.br

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc Rio, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.

As rodadas regionais do Mapa do Comércio 2015 são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros que se iniciam agora, os atores locais participarão de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redigirá propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios.  Esse trabalho será feito durante os três dias do Mapa e farão parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

Neste encontro, serão discutidas as potencialidades do Centro-Sul fluminense cuja principal atividade econômica é o Comércio de Bens e Serviços e Turismo, que gera 24 mil postos de trabalho, respondendo 36% dos empregos formais da região. Com quase 278 mil habitantes, segundo as estimativas do IBGE, a região responde por 1,7% da população do estado e 1% do PIB fluminense, com R$7 bilhões.

Sistema Fecomércio RJ tem presença permanente na região por meio do Senac RJ, que possui três unidades na região (Miguel Pereira, Três Rios e Paraíba do Sul) e responde por 25% das matrículas entre os estabelecimentos de ensino profissionalizante. A unidade do Senac de Miguel Pereira oferece os cursos nas áreas de Administração, Logística, Beleza, Línguas, entre outros que vêm buscando capacitar alinhada com a vocação econômica regional.  

“O diálogo com os empresários, poder público e sociedade civil de Miguel Pereira é fundamental para o entendimento da realidade local e para a elaboração de propostas afinadas com as necessidades da nossa região, de forma colaborativa. Para isso o encontro regional do Mapa do Comércio será uma iniciativa inédita e de extrema importância para os municípios”, afirma Leôncio Lameira de Oliveira, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Miguel Pereira e Paty do Alferes.

Por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ oferece uma plataforma com subsídios ao incremento da competividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que fazem o comércio de Bens, Serviços e Turismo protagonista da economia fluminense. Os encontros regionais do Mapa do Comércio 2015 seguem até 29 de julho, com reuniões em Três Rios (28/4), também para tratar da região Centro Sul; em Volta Redonda (5/5), Barra do Piraí (12/5), Valença (19/5) e Barra Mansa (2/6), sobre a região do Médio Paraíba; o encontro sobre a região Noroeste será em Itaperuna (16/6); a região Norte será debatida em Macaé (29/6); a região Serrana terá dois encontros, em Petrópolis (6/7) e Teresópolis (13/7); em Cabo Frio (21/7) e em Rio das Ostras (28/7), o tema é a região da Baixada Litorânea; por fim, a Região Metropolitana terá dois encontros, em Niterói (25/8) e no Rio de Janeiro (1º/9), que encerra a rodada.

Em 2013, a Fecomércio RJ lançou a primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio, contendo o diagnóstico e os temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. O Estudo analisou a participação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo na economia, suas contribuições à sociedade brasileira – sobretudo por meio da absorção expressiva de trabalhadores com carteira assinada. Legislação trabalhista, desburocratização, crédito, qualificação de mão de obra e infraestrutura foram temas abordados pelo estudo, tendo como referência a realidade das micro e pequenas empresas. Além disso, o Mapa I elencou ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.

O SETOR

O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.  Integram esta rede de estabelecimentos o comércio de varejo (37%), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), distribuídos em regiões com características muito distintas.

 

 

FATORES-CHAVE

O Mapa do Comércio apresenta nove fatores-chave, considerados fundamentais para garantir o desenvolvimento do setor e das diversas regiões do Estado. São eles: Educação Profissional, Ambiente Empresarial, Segurança, Tributação, Logística e Mobilidade Urbana, Relações com Atores de Interesse do Comércio, Conhecimento e Gestão Empresarial, Serviços Públicos de Suporte e Financiamento e Eficiência Operacional.

 Ao abordar em profundidade cada um destes temas, o Sistema Fecomércio RJ propõe:

SEGURANÇA

Contribuir para a melhoria das condições de segurança para todos os atores de interesse do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado. Em linha com a perspectiva de que a segurança é mais do que ação policial e um tema de responsabilidade de toda a sociedade, o Sistema Fecomércio RJ estuda alternativas para apoiar a promoção de ações que visam a reduzir a criminalidade e gerar reflexos positivos sobre o comércio. Na ocasião do evento no Copacabana Palace, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani deu a sua contribuição para esse debate, apresentando a política aplicada em sua gestão, baseada na prevenção e no controle rigoroso sobre pequenos delitos e mais conhecida como “tolerância zero”.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Prover as necessidades de educação profissional dos trabalhadores e de formação gerencial do empresariado do setor. O foco em atividades relacionadas ao Senac RJ e definidas como estratégicas no Mapa resultará na geração de produtos voltados para as empresas, como ajustes regionais de portfólio, oferta de cursos presenciais e à distância e parcerias com instituições.

AMBIENTE EMPRESARIAL

Aprimorar as informações regionais, compreendendo as peculiaridades de segmentos do setor e as realidades para diferentes portes de empresas, o que muitas vezes é levantado apenas no âmbito nacional – por organismos como Banco Mundial. O Mapa II aprofundará o conhecimento acerca das vocações regionais fluminenses, fornecendo subsídios para a melhoria do ambiente de negócios, com especial atenção à simplificação, agilidade e transparência de procedimentos burocráticos para o cumprimento de exigências legais.

TRIBUTAÇÃO

Reduzir a carga tributária e o custo administrativo das empresas para o cumprimento e pagamento de exigências tributárias estadual e municipais, além buscar melhores condições para o pagamento de tributos.

LOGÍSTICA E MOBILIDADE URBANA

Dispor de infraestrutura logística e de mobilidade urbana, estadual e municipais, que suportem a dinâmica e o desenvolvimento sustentável do setor.

RELAÇÕES COM ATORES DE INTERESSE DO COMÉRCIO

Melhorar a qualidade da gestão empresarial por meio da geração de conhecimento e incentivo às novas formas de comercialização, como por exemplo o comércio eletrônico.

CONHECIMENTO E GESTÃO EMPRESARIAL

Catalisar e promover relações mais sinérgicas entre os atores de interesse do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

SERVIÇOS PÚBLICOS DE SUPORTE

Buscar a eficiente prestação de serviços públicos que impactam as atividades do setor e a qualidade de vida da população.

FINANCIAMENTO E EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Ampliar o acesso ao crédito e ao financiamento para as empresas do setor e melhorar a gestão de custos.

- O BASE S: “Base de Ação Social e Educativa”

Depois da estreia na comunidade da Rocinha, no Rio, o Sistema Fecomércio RJ leva o melhor do Sesc RJ e do Senac RJ, seus braços sociocultural e educacional, respectivamente às cidades onde acontecerão os encontros do Mapa Estratégico do Comércio do Rio de Janeiro 2015-2020. Com o objetivo de promover inclusão social e capacitação profissional, o evento “Base de Ação Social e Educativa - Base S”,irá promover ações sociais e educacionais gratuitas no Ciep 494. Serão oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e de atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A programação completa poderá ser conferida no sitewww.basesrio.com.br. Entre os serviços oferecidos, no domingo, dia 17, haverá emissão de primeira via da carteira de identidade, em parceria com o Detran RJ. 

Durante o evento, também será realizada uma mobilização de conscientização social no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, com a orientação de promotores. No sábado e no domingo, às 10h30 e às 13h30, serão realizadas palestras educativas do Sesc RJ sobre a forma de propagação do vírus da Zika e as precauções para evitar a doença.

O Sistema Fecomércio RJ

 

Composto por Sesc RJ, Senac RJ e Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ busca orientar, resguardar, coordenar e representar os interesses dos setores e segmentos ligados ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Oferece, por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que fazem do comércio de bens, serviços e turismo protagonista da economia fluminense.

 

Sesc RJ

Com o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, da sua família e da sociedade em geral, o Sesc RJ oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência.

 

Possui 21 unidades de serviço, sendo 4 também hoteleiras (Copacabana; Nogueira, em Petrópolis; Nova Friburgo e Teresópolis) em 12 municípios do estado, além de unidades itinerantes (BiblioSesc, OdontoSesc e CineSesc).

Senac RJ

 

Por meio da capacitação profissional orientada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, o Senac RJ transforma vidas, criando elos entre pessoas e oportunidades.

Com 39 unidades no estado, possui foco na inovação e no “aprender fazendo”, sendo referência na oferta de cursos profissionalizantes, sempre desenvolvidos de acordo com as novas tendências e demandas do mercado. Nos últimos anos, atingiu a marca de 70% de empregabilidade

 

O Sistema Fecomércio RJ contribui para o desenvolvimento social, político e econômico do estado, transformando o setor que representa, os indivíduos e a sociedade.

Serviços:

Evento Mapa do Comércio

Data: 14 e 15 de abril

Local: Hotel da Montanha - R. Antônio O. Valente, 180 – Governador Portela

Pré-inscrições: www.mapadocomerciorj.com.br

 

Ação Base S

Data: de 12 a 17 de abril

Local: Ciep 494 – Rua César Lattes, s/nº - Miguel Pereira

Gratuito, aberto ao público

Imprensa Sistema Fecomércio RJ

Patrícia Diniz - (21) 98229-3303

imprensa@sistemafecomercio-rj.org.br




































Fale Conosco - Miguel Pereira-RJ - (24) 98111-0534 | falecom@jornalserranews.com.br


2024 - Jornal Serra News OnLine
Noticias diariamente de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Valença e Três Rios

DESENVOLVIDO POR :
www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br -