☰ MENU



Secretaria de Meio Ambiente e Rebio Tinguá flagram extração ilegal na Reserva do Tinguá

Secretaria trabalhou em uma operação conjunta com a Rebio Tinguá,




Secretaria de Meio Ambiente e Rebio Tinguá flagram extração ilegal na Reserva do Tinguá | Jornal Serra News
Secretaria de Meio Ambiente e Rebio Tinguá flagram extração ilegal na Reserva do Tinguá
Foto : Jornal Serra News

22/03/2012 23:31
Em Miguel Pereira | Cliques: 3547 | Secao: noticias


Na madrugada do dia 9 de março, em uma operação conjunta com a Rebio Tinguá, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente autuou em flagrante dois infratores que praticavam a retirada de palha da palmeira Ouricuri da Reserva. Os dois fazem parte de um esquema de exploração ilegal que atua há mais de 40 anos na região. Com os infratores foram apreendidos um caminhão novo e aproximadamente 5 m³ da palha.

Segundo um dos autuados, a palha extraída era revendida por um atravessador de Petrópolis, dono de uma chácara produtora de flores que abastece lojas, floriculturas e funerárias da região do Centro e da Baixada Fluminense, onde o produto era transformado em coroas. O que agrava ainda mais é a denúncia de que o chefe do esquema recrutava trabalhadores rurais da localidade para extrair ilegalmente a palha, fomentando a prática na região. Sendo uma Reserva Biológica a Rebio Tinguá se encaixa na modalidade mais restrita de Unidade de Conservação, sendo proibido o uso direto de seus recursos exceto em caso previstos em lei como pesquisas científicas previamente autorizadas. A extração ilegal de material florestal causa danos ao patrimônio, para cortar a palha os infratores abrem trilhas na mata e a constante coleta impede a regeneração natural da mesma.




































Fale Conosco - Miguel Pereira-RJ - (24) 98111-0534 | falecom@jornalserranews.com.br


2024 - Jornal Serra News OnLine
Noticias diariamente de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Valença e Três Rios

DESENVOLVIDO POR :
www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br -