☰ MENU



PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL

RPPN CANTAGALO




PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL | Jornal Serra News
PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA  PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL

23/01/2018 17:36
Em Paty do Alferes | Cliques: 2492 | Secao: politica


Preservar o Meio Ambiente, garantindo proteção da cobertura vegetal nativa e abrigo da fauna, é o objetivo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cantagalo, primeira do município de Paty do Alferes, criada pelo Decreto Municipal n.º 5.079 de 26/12/2017, assinado pelo prefeito Juninho Bernardes. 
A RPPN constitui em Unidade de Conservação de uso sustentável, cuja iniciativa de criação parte do proprietário das terras. No caso da RPPN Cantagalo, a propriedade é do Sr. Eugênio Carius de Melo, tradicional produtor rural do município, que entrou com requerimento de criação da unidade junto à Secretaria de Meio Ambiente do município. 
O sonho do Sr. Eugênio nasceu no início do ano passado, quando seu filho, o presidente da Câmara, o vereador Juliano Melo, se reuniu com o secretário de Meio Ambiente André Dantas e abordaram a importância de criação da primeira RPPN de Paty do Alferes. Assim, através de anteprojeto de lei de autoria do Presidente apresentado ao Executivo, o prefeito Juninho Bernardes acatou imediatamente a ideia editou a Lei Municipal 2.293 de 09/03/2017, criando a legislação pertinente. 
Depois dos estudos técnicos realizados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, foi criada, a “RPPN CANTAGALO”, garantindo em caráter perpétuo, a proteção de mais de 3 (três) hectares de floresta da Fazenda Cantagalo, localizada no bairro Rio Pardo.  Além de preservar o Meio Ambiente, a criação da RPPN viabiliza a promoção de atividades de educação ambiental e pesquisa, para a conservação da biodiversidade local e, principalmente, para a produção de água!
O prefeito Juninho Bernardes destaca a importância da criação da primeira Unidade de Conservação particular do município. “Não é só porque sou do Partido Verde. Quem conhece minha trajetória política sabe do meu compromisso com o meio ambiente. Sempre vou apoiar os projetos que se voltem à proteção e ampliação de áreas verdes em nosso município. Espero que essa criação inspire outros produtores a criarem novas unidades em nosso município”. 
O presidente da Câmara Juliano Melo também ressaltou a importância desta unidade para o meio ambiente do município e espera que outros sigam o exemplo. “Gostaria que outros proprietários de terras tivessem essa consciência sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, sabendo que tal atitude trará benefícios à geração futura. Nossa família teve essa percepção e tenho certeza que outros produtores vão querer ainda mais incentivar a preservação da natureza em nossa cidade”. 
O Secretário de Meio Ambiente, André Dantas, informa que as pessoas que estiverem interessadas em criar áreas protegidas em seus imóveis particulares, sejam no meio rural ou urbano, podem procurar orientação junto à Secretaria de Meio Ambiente, de segunda a sexta, das 12h às 18h. 
Saiba mais sobre o RPPN
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural contribuem para a ampliação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, trazendo diversas vantagens para seus proprietários e a primeira delas é a certeza de que a área será perpetuamente preservada. Outros benefícios são a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) e a possibilidade de desenvolver determinadas atividades, como o ecoturismo, a educação ambiental e a pesquisa científica. Em contrapartida, os donos de Reservas têm por obrigação administrar e proteger suas áreas.




PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA  PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL
PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA  PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL
PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA  PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL
PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA  PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL
PATY DO ALFERES TEM SUA PRIMEIRA RESERVA  PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL
































Fale Conosco - Miguel Pereira-RJ - (24) 98111-0534 | falecom@jornalserranews.com.br


2024 - Jornal Serra News OnLine
Noticias diariamente de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Valença e Três Rios

DESENVOLVIDO POR :
www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br -